Após um longo período de estagnação económica, um estudo realizado com quase 2.000 decisores concluiu que 67% das empresas não têm um plano de ação de marketing e mais de metade nem sequer têm um plano de negócios.
O Relatório de Maturidade de Marketing, do The Marketing Centre, pediu a pessoas de centenas de pequenas e médias empresas em todo o Reino Unido que se marcassem em 60 declarações, para compreender o que as empresas estão a fazer para expandir os seus negócios.
A maioria dos entrevistados afirmou que a sua empresa atualmente não tem forma de estabelecer como o marketing irá realmente contribuir para atingir os seus objetivos de negócio, com apenas um terço dos entrevistados a dizer que têm um plano de marketing que produz atividades de marketing regulares e oportunas.
O relatório sugere que os profissionais de marketing estão a executar “atos aleatórios de marketing”, que não contribuem para os objetivos empresariais como deveriam.
Menos de um em cada três (28%) afirmou gerar leads suficientes para atingir os seus objetivos de crescimento do negócio e apenas 40% têm um sistema de CRM implementado que é utilizado de forma eficaz pelas equipas de vendas e marketing.
Além disso, apenas 27% afirmaram que também estabelecem objectivos claros quando utilizam serviços especializados de marketing, como agências, num sinal de que as PME não sabem se o seu marketing está a funcionar.
Em geral, a maioria das pessoas não está medindo seus esforços de marketing suficientemente bem, sendo as métricas consistentemente a área mais desafiadora em todos os setores. Apenas 25% dos entrevistados acreditam ter medidas de desempenho de marketing claramente definidas.
As conclusões reflectem o estado actual das PME no Reino Unido, sugerindo que muitas não compreendem como irão atingir os seus objectivos, destacando um desafio colectivo significativo para a economia do país.
De todos os setores, o setor de marketing e publicidade obteve a melhor classificação geral em todas as 60 perguntas, seguido pelos setores de moda, embalagens e financeiro, com base na ferramenta de avaliação Marketing360 do The Marketing Centre . Descobriu-se que as indústrias automotiva, agrícola e de engenharia apresentam o maior risco geral para o marketing e a saúde dos negócios.
Pete Jakob, diretor de marketing do The Marketing Centre , disse: “A falta de planejamento estratégico de negócios e marketing é um grande problema para os líderes de PME do Reino Unido – que estão essencialmente fazendo marketing no escuro. Um plano de negócios e de marketing bem elaborado não é apenas um modelo, mas uma salvaguarda contra incertezas, um guia para o crescimento das empresas e um escudo para o sucesso geral dos negócios.
“O ditado é verdadeiro – se você não planejar, você planeja falhar. Com mais de metade das empresas no Reino Unido sem um plano de negócios ou de marketing, existem riscos significativos e é crucial que os proprietários de empresas percebam que um plano de negócios documentado abre caminho para que o sucesso do marketing se alinhe com a sua visão.
“Uma estratégia dá aos líderes seniores a confiança de que os orçamentos serão canalizados para as áreas certas e a atividade será medida e otimizada para impulsionar o reconhecimento da marca, o sentimento positivo e, em última análise, as vendas. Uma estratégia ajuda a dirigir o navio e com isso vem o foco em relatórios, sistemas de CRM, ferramentas e geração de leads.”
O Centro de Marketing entrevistou 1.988 tomadores de decisão de marketing em PMEs em todo o Reino Unido, pedindo-lhes que classificassem Concordo totalmente, Concordo, Não concordo nem discordo, Discordo ou Discordo totalmente no que diz respeito às suas operações de marketing atuais.
As questões analisadas abrangeram diversos aspectos de marketing em seus negócios. Cada empresa recebeu uma pontuação de cinco para cada pergunta, dependendo do grau de concordância com a pontuação, para gerar uma pontuação média total do índice para cada setor em cinco.
O Centro de Marketing agrupou então cada entrevistado por setor, para obter uma visão geral de como cada setor aborda atualmente seus esforços de marketing.
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Material traduzido da marketingtechnews – link: https://www.marketingtechnews.net/news/2024/jan/31/two-thirds-of-smes-have-no-marketing-plan/
Duncan é um editor premiado com mais de 20 anos de experiência em jornalismo. Tendo iniciado a sua carreira no jornalismo tecnológico como editor da Arabian Computer News no Dubai, desde então editou uma série de publicações de tecnologia e marketing digital, incluindo Computer Business Review, TechWeekEurope, Figaro Digital, Digit e Marketing Gazette